quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Parafuso, Se Faz Favor

Em toda cidade em que circulam carros, circulam ladrõezinhos, circulam peças e acessórios roubados, que circulam nas mãos de espertos e espertalhões, em uma “robauto” ou similar. Em Maputo não é diferente. Um dos primeiros carros que eu tive aqui, foi um Honda Civic (ok. sem comentários sobre o quão inapropriado para ruas semi-asfaltadas foi o carro). O carro tinha umas lanterninhas laterais, as quais eu tinha que re-instalar uma vez por mês, em média. Bastava parar por 30minutos na rua, que roubavam a desgraçada. Eu havia visto carros semelhantes ao meu com uma trava de ferro cobrindo a lanterna. Eu achava aquilo horrível. Achei que colocavam aquelas peças por parecerem modernas, um acessório fashion, esportivo. Depois percebi que a fora de moda era eu, que não prevenia o roubo da minha lanterna... Mas voltando ao caso, hoje tenho uma caminhonete (four by four, como dizem na língua local anglo-moçambicana). A minha empresa, proprietária oficial do carro, por razões de segurança pessoal e patrimonial, andou instalando em meu carro tudo quanto era acessório disponível no mercado. O carro parece uma exposição de adereços off-road. Tem santo antônio cromado com grade, faróis de longo alcance e de nevoeiro, protetor de caçamba, lona marítima,,,, Só não instalaram o que não havia ainda sido importado pela autorizada. Bem, e é claro que meu carro continua sendo prato cheio para a “robauto”. É uma espécie de self-service gratuito dos larápios. Outro dia roubaram um dos parafusos que fixam a roda do carro. Não sei quanto tempo levei para notar a ausência dele, mas esse eu teria que repor, afinal, é perigoso andar por aí com um parafuso a menos. Aproveitei uns dias que eu estaria fora da cidade, e deixei o carro com o motorista (Sr. Denso). Pedi a ele (em moz-português): - Se faz favor de levar o carro à autorizada, comprar um novo parafuso e pedir para meterem no lugar. Aproveite para pedir que apertem bem os outros parafusos tb! Ele respondeu: - Sim, sim. Quando retornei de viagem pedi que me buscasse no aeroporto. Perguntei: - E então, Sr. Denso? Colocaram o parafuso na roda? E ele: - Ahn? Não percebi.. Parafuso? E me levando para circular ao redor do carro, eu achando que me mostraria o pneu, e consequentemente, o novo parafuso, quando me deparo com um novo pára-choque! Prateado. Eu fiz uma cara de: CARACA, QUE ABSURDO! EU SÓ PEDI UM PARAFUSO!!!! E ele, meio sem graça, não me justificou o pq não haviam instalado o novo parafuso, nem o motivo de colocarem o novo pára-choque, mas gastou um tempão para me explicar que não instalaram os estribos laterais cromados porque estavam em falta... Quem paga a conta?

Sem comentários:

Enviar um comentário