sexta-feira, 17 de julho de 2009

O cardápio

Minha paciência estava esgotada. Meus colegas me chamaram para almoçar e sugeriram o Japonês. É “O Japonês” mesmo. Só tem um. No país todo. Bem, como eu havia andado por tanto tempo por uma fase anti-social, só comendo em casa, e fugindo de qq compromisso colegativo, decidi ceder, e fui pro restaurante com eles. Chegamos às 12h30. Só tinha uma mesa ocupada, e escolhemos a nossa. Sentamos o mais perto possível da porta, pois o cheiro de gordura do Japa é enlouquecedor. Não cheira a peixe cru, como todo japa do mundo, aquele cheira a Pastelaria do tio Zé. Tenho que dar umas duas demãos de shampoo no meu cabelo quando saio de lá. O cardápio chegou, havia mudado, estava renovado. Como fazia tempo que eu não ia lá, e estava com um súbito ataque de simpatia, resolvi comentar alegremente com a garçonete: - Renovaram o cardápio, ? Ficou bonito! Parabéns. Bem, ela não entendeu nada, e me olhou como se eu fosse um ET. Pensei: bem, eu me esqueci que aqui não se fala cardápio, é MENU, por isso ela não entendeu nada... Ou ainda, ela entendeu mas achou que eu estava de zoação.... Ou ainda, ela não se sente nem um pouco parte daquilo, pq eu teria que dar os parabéns à ela? Deve ter me achado uma louca. Fizemos os pedidos sem olhar demais o cardápio. As opções não são muitas e já conhecemos de cor até o número dos pratos na lista do menu. 15 minutos depois(a cozinha devia ser muito longe dali, ou o cozinheiro falava muito devagar), praxe local, a garçonete volta com uma cara de “desculpe, tenho algo constrangedor pra te falar”. Ela diz: - É que o guioza vai demorar pra ficar pronto. Eu: – Tudo bem, vc pode trazer o sushi, a gente vai comendo e depois comemos o guiosa. Ela: – Não... É que vai demorar muuuito. EU: - Muito quanto? Ela: – Ainda estão sóooo começando a fazer a massa... Conclusão: Um absurdo eu querer fazer o pedido bem na hora do almoço. Que coisa mais despropositada a minha, não? Peguei o menu de novo para escolher outra coisa. Fui passando a vista na lista de pratos que eu já sabia de cor. O cardápio tinha mudado só a capa, o conteúdo era o mesmo, com letras impressas em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 14, e fotografias de sushis e tempuras em jpg, com aproximadamente 0,01 mega pixel. Fui observando o novo-velho cardápio, e parei a leitura quando meus olhos se encheram de lágrimas de tanto rir com a seguinte frase destacada em negrito: “As fotos do menu não correspondem aos pratos”. Tudo bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário